Alimentação correta do cachorrinho

10:05


O leite materno é a mais indicada e completa alimentação para os filhotes durante o primeiro mês de vida. Através do colostro (leite produzido pela mãe no inicio da amamentação e que tem uma coloração amarelada) o filhote recebe todos os nutrientes e anticorpos necessários ao seu desenvolvimento.

Algumas vezes, a cadela não tem leite suficiente para toda a ninhada, ou algum dos filhotes não conseguem mamar tanto quanto devem e apresentam um crescimento deficiente em relação aos outros. Nesses casos podemos complementar a alimentação com alimentos preparados:

Leite artificial (industrializado): encontramos algumas marcas no mercado brasileiro onde o ingrediente principal é soja e que devem ser preparados conforme a indicação dos fabricantes.

Leite artificial (caseiro): Veja abaixo

v  800 ml de leite integral
v  200 ml de creme de leite
v  1/3 de uma colher de chá de pó de casca de ovos
v  1 colher de sopa de Vitamina para cães em líquido 

 deve ser oferecidos ao filhote em seringa.

Alimentação após o desmame: O melhor e o mais balanceado alimento para o cão é sem dúvida a ração, ou até eventualmente (caso não tenha condições de comprar a ração) o arroz com carne e legumes, mas não substitui o valor nutritivo que as rações oferecem. Existe no mercado uma variedade de ração disponível, o importante é que você esteja certo de que o alimento é adequado e de boa qualidade. (a alimentação caseira pode provocar cáries, por isso a ração é mais adequada)

Após o desmame a quantidade de ração fornecida deve ser:

Idade
Nº de vezes
4 meses
4x ao dia
4-8 meses
3x ao dia
+ 8 meses
2x ao dia


A água deve ser oferecida sempre fresca e à vontade. Pode ser oferecido também um suplemento vitamínico/mineral.

Você pode gostar também

0 comentários

Parceiro

 photo banner blog.jpg

Flickr

Animais