segunda-feira, agosto 09, 2010

O que faz um Veterinário?


Na visão de 90% da população o Veterinário é o médico dos animais, existe inclusive o preconceito que o veterinário não pode atender somente uma espécie animal, digo isso porque já fui vitima desse preconceito, temos que atender: peixe, urubu, tatu, cobra e tudo mais que pertencer ao reino animal se por acaso o veterinário se restringir a uma espécie animal ele não é especialista, é taxado de incompetente e de que não sabe nada, essa é a visão que esse profissional tem, não sei se por falta de informação da população ou se por falta de união da categoria, já que muitos criticam uns aos outros, usam de praticas mercantilistas enfim não é das classes mais unidas. Deixando isso tudo de lado e voltando para função do profissional o médico veterinário tem uma função muito importante na sociedade já que é o responsável pela inspeção e fiscalização de todos os produtos de origem animal (carne, leite, queijo, iogurte, etc...), além de fazer parte da vigilância sanitária(Fiscalizar supermercado, açougue, vigilância dos animais de ruas, etc..) então não só de animais vive um veterinário, ele também atua no bem estar da população em geral quando isso não ocorre cuidado: ao consumir carne de açougue, comer cachorro quente na rua, comprar enlatados em supermercados, cuidado com aquele cão de rua, aquele morcego que fica rondando sua casa, enfim o veterinário participa diretamente na saúde da população inclusive o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) pretende incluir o veterinário nesses programas de saúde dos municípios, pois quem melhor que o veterinário para combater as zoonoses (doenças transmitidas entre animais e homens) e orientar quanto a sua prevenção.

Ficou curioso com o papel do veterinário e quer conhecer mais? visite:

www.eticavet.blogspot.com

15 comentários:

faviano_moreira disse...

Realmente temos um papel decisivo na sociedade, porém com pouco reconhecimento. Temos que divulgar nas escolas, prefeituras, etc., nossas atribuições

Anônimo disse...

Hello

I wanted to share with you a great site I just came across teaching [url=http://www.kravmagabootcamp.com][b]Krav Maga[/b][/url] Online If you guys have seen the Discovery Channel TV Show called Fight Quest you would have seen their chief instructor Ran Nakash there featured on their [url=http://www.kravmagabootcamp.com][b]Krav Maga[/b][/url] episode. Anyways, let me know what you think. Is training via the internet something you would do?


Holla

Forrest

Anônimo disse...

Incredible site I enjoyed reading your information

[url=http://partyopedia.com]birthday supplies[/url]

Anônimo disse...

Am new here, found www.saudeanimal.blogspot.com by searching yahoo and definitely like it here, will enjoy my stay for sure hehe :)

By the way I have a amazing website about [url=http://newmoviereleasesdvd.info/]Watch Movies Online Free[/url] and suggest to evrybody to browse it.

Anônimo disse...

BOM EU ACHO QE SER VETERINARIO É QUESTAO DE CARINHO , E PREOCUPAÇAO POIS EXISTEM VETERINARIOS QE AS PESSOAS LEVAM SEUS ANIMAIS E ELES PASSAM QUALQUER COISA POREM QEM É VETERINARIO TEM QE TEM CARINHO E AMOR COM OS ANIMAIS QE CUIDAM

Anônimo disse...

eu acho que o veterinario e um medico como qualquer outro;mas e claro que o veterinario presisa ter outro tipo de ensinamento basiuco mas pra mim è medico igual e merèsce todo respeito como qualquer outro medico.

andressa e jonatha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Admiro muito essa profissao pretendoser uma Veterinaia.

Anônimo disse...

Admiro muito essa profissao pretendoser uma Veterinaia.

Anônimo disse...

já que eu gosto de ajudar os animais esta é uma profissão muito boa para quem gosta de animais

dandara disse...

o animal e um mamifero que as pessoas agudao eles e eles agudao voce







Anônimo disse...

eu estou em duvida se quero ser vet.quero ter essa profissao p/ n deixar animais morrerem na minha frente e eu n poder fazer nada.

Anônimo disse...

eu estou em duvida se quero ser vet.quero ter essa profissao p/ n deixar animais morrerem na minha frente e eu n poder fazer nada.

Anônimo disse...

eu quero é estar em contato com animais p/ sempre

Anônimo disse...

Eu acho q o veterinario deve receber todo respeito do mundo